Pesquisar neste blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Resenha: P.S. Eu Te Amo


Livro: P.S. Eu Te Amo - Existem Que Duram Mais Que Uma Vida

Autor: Cecelia Ahern 
368 páginas
Editora Novo Conceiro


Pode conter SPOILERS!


Bom, eu já tinha visto o filme anos atrás, mas o livro demorei mais para ter (ganhei a propósito).

Inclui o mesmo na lista de metas do ano e resolvi começar a leitura na semana passada.

Eu que pensava que o filme era bom! Gente, que livro é esse? Nunca senti de tão perto as emoções de um personagem: a raiva, frustração, tristeza, alegria, tudo é muito vivo na personagem Holly, que se tornou viúva cedo demais.

As cartas deixadas por Gerry são curtas mas muito objetivas e, ele o fez por conhecer sua mulher tão bem. Só o gesto de pensar em como ela ficaria sem ele num futuro próximo é extremamente tocante.

O mais difícil de aceitar para ela é ver que a vida dela e de seus amigos continua e ela não pode ficar presa ao que viveu no passado, que deve apenas manter as lembranças e não tentar revivê-las o tempo todo.

Eu imagino, que qualquer pessoa que tenha encontrado sua alma gêmea, ao passar por essa situação, deve se sentir da mesma maneira.

O livro é uma grande lição para quem já perdeu alguém, que já encontrou sua alma gêmea e tem medo de perdê-la, que ainda não encontrou e também tem medo de perdê-la.

"... a vida de ninguém é repleta de momentos perfeiros. E se fosse, não seriam momentos perfeitos. Seriam apenas normais. COmo você conheceria a felicidade se nunca passasse pelas fases tristes?" Pg. 301

Todas as mudanças e adaptações que Holly precisa passar são difíceis demais para pensarmos em como eu, você reagiríamos, mas considerando tudo que conhecemos do casal, podemos imaginar qual seria nossa forma de encarar a situação.

O processo todo de luto é complicado, mas às vezes Holly consegue enxergar adiante. Ela precisa se reerguer: precisa dos amigos, de um trabalho, de ocupação, de diversão, mesmo que pareça ser algo egoísta ou que esteja traindo seu falecido marido.

"Encontrar alguém que amamos e sermos amados é um sentimento maravilhoso, maravilhoso. Mas encontrar uma alma gêmea é um sentimento ainda melhor. Uma alma gêmea é alguém que entende você como nenhuma outra pessoa, que ama você como ninguém, que estará ao seu lado para sempre, independentemente do que aconteça. Dizem que nada dura para sempre, mas acredito firmemente que, na verdade, para algumas pessoas, o amor continua vivo depois da morte. Eu sei um pouco como é ter alguém assim, e eu sei que Denise encontrou sua alma gêmea em Tom." Pg. 358

O que me fez admirar a autora, a qual não tinha lido antes, é que a escrita é leve, divertida, têm momentos que te levam as lágrimas, mas outros que te fazem gargalhar. É como se tivesse ouvindo alguém contar a história de vida de outra pessoa. Cecelia me ganhou e entrará no meu top autores.

Para encerrar, vou deixar um dos trechos mais bonitos que mostra o que toda pessoa que passa por situações similares deveria pensar:

"Ela havia recebido um presente maravilhoso: a vida. Às vezes, a vida era interrompida cedo demais, mas o que contava era o que a pessoa fazia com ela, não o tempo que durava." Pg. 359

Minha nota para esse livro é 10, com toda certeza.

Recomendo, mas compre lencinhos também, porque em muitas partes sentirá seu coração apertado, um nó na garganta como se fosse a personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário