Pesquisar neste blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

FILME: Jogos Vorazes

Bom, agora falarei do filme. Não tinha visto até hoje uma adaptação tão fiel ao livro como este.

 

Primeiro porque a qualidade do roteiro foi ótima. Alguns personagens que não são tão relevantes foram eliminados, mas não fizeram a diferença. Apenas um ponto foi modificado no contexto mas também não é nada chocante.

 

No demais, a história ficou corrida, sem furos, sem ausência de informações. Se uma pessoa que não conhece o livro for assistir vai adorar porque não falta nada. Agora imagino como serão os próximos dois filmes, já que o primeiro foi tão excepcional.

 

O que pode ter sido um pouco deixado de lado foram os efeitos especiais em ambientes externos, como o fogo. Isso realmente ficou com aquele efeito “ah, isso foi inserido depois na cena”....

 

Os figurinos ficaram iguais as descrições do livro, as cores dos vestidos, as roupas, maquiagens....Todo personagem ficou tão a cara da descrição que parece que foram modelados de acordo com o ator. O único que sofreu leves modificações foi o Haymitch que é “gordo” no livro, mas no filme não.

 

Eu recomendo tanto livro quanto filme, mas se não tem paciência para leitura, vá assistir o filme. Vale muito a pena!!!!!!!!!!!!!!!

 

Trilogia: Jogos Vorazes

                Bom, terminei a leitura dos três livros e posso afirmar: nada a ver com a saga Twilight.

 

Eu nem sei porque as pessoas começaram a comparar. O fato da Stephanie ter gostado do livro não significa que as histórias são parecidas. Mas enfim....

 

Jogos Vorazes, o livro um é muito interessante pelo fato de mostrar o mundo, num ano desconhecido mas no futuro, onde as pessoas voltam a usar um recurso da antiguidade – arenas onde pessoas se matam – com a diferença do elemento Big Brother incluso – a familiarização com os “personagens” antes deles se matarem.

 

A narrativa é bem corrida, apesar de mostrar a versão em sua maior parte do ponto de vista da personagem principal, Katniss. Muito do texto não é algo expressado. Muito do texto são apenas os pensamentos, idéias, confabulações. Ela é uma personagem introvertida, que pouco fala, não é sociável, desconfiada de tudo e todos, como se mostrasse que o ser humano é o animal mais perigoso para se conviver.

 

Não irei relatar todas as etapas, mas resumindo, é mostrado um pouco do universo onde ela vive no Distrito 12, a Colheita e aqueles instantes em alta velocidade no raciocínio de Katniss para cuidar da sua família, a sua visão daquele universo fantástico que é a Capital e todo o circo em volta dos Jogos Vorazes, que para a população participante é algo sofrível, já que entregam suas crianças para morrerem e para a Capital que não precisa participar de tal evento, é algo muito esperado e comentado.

 

Os jogos se iniciam realmente e nesse ponto, você visualiza isso acontecendo num futuro não muito distante. Pessoas entrando em arenas para se matarem e sendo assistidos por milhares de pessoas através de TV, telões, internet. Algo hoje que pode ser pensado como nojento, horrível, mas não muito distante da real, já que adoram hoje assistir um bando de pessoas desocupadas dentro de uma casa, convivendo de forma intensa para gerar confusões, controvérsias, fofocas, etc.

Não falta muito para chegarmos nesse ponto.

 

Após a finalização dos jogos, vemos o início de uma reviravolta em torno de tudo que ocorre naquele país. E ganhamos um enorme TO BE CONTINUED para o próximo livro.

 

Em Chamas, o segundo livro, mostra o quanto o governo se incomoda com a mudança de comportamento em alguns distritos e tenta conter o que está por vir de uma forma inédita: “burlar” o sistema dos Jogos, dizendo que foi algo há muito já determinado, para causar comoção e pavor em todos.

É estipulado que no ano do Massacre Quaternário, os escolhidos para os jogos serão ex-vencedores de todas as edições. Como no distrito de Katniss só existem três vencedores, ela automaticamente está novamente na arena. Ficando entre o garoto Peeta e o treinador Haymitch, ambas pessoas queridas por ela, mesmo que seja difícil admitir tais sentimentos.

 

Peeta se tornou alguém muito próximo a Katniss, após a primeira edição que participaram, onde foi desenvolvido um romance que por parte da Kat era mentira, mas da parte dele não. Para se manterem vivos no primeiro volume – SPOILER – ela simula que irá ingerir frutas venenosas simultaneamente com ele para que não haja vencedor, após uma mudança de regras durante os jogos. Como os Jogos não podiam ficar sem vencedor, acabam deixando os dois vivos, gerando problemas com o Presidente.

Assim, o romance apresentado na arena teve que se estender.

 

Após retornar a arena, já com início de baixa em personagens que alimentavam a rebelião de forma sutil. Sem muitos detalhes, o jogo se desenrola e algo ocorre fazendo com que alguns consigam ser resgatados da arena e dando fim ao livro 2.

 

Esperança, o terceiro livro, já entra com as informações para a personagem principal sobre o que ocorreu enquanto estava na arena e o que ocorreu ao sair dela. Sem muitos spoilers, foi dado início a guerra.

O desenrolar do livro é tenso, cheio de suspense sobre quem está vivo ou morto, há muitas baixas de personagens até o grand final. Este final é algo até surpreende pelo que foi visto nos outros livros, mas foi um final muito melhor do que eu esperava.

 

Recomendo os três livros e também o filme. Que vou comentar mais tarde.

sexta-feira, 23 de março de 2012

SERIES: ALCATRAZ

Bom, falar de séries novamente, após recente sumiço.....rs

 

Alcatraz é uma série que pode gerar controvérsias, mas confesso que gostei. Não apenas por ter envolvidos com Lost no roteiro e direção, mas porque a história parece ter início, meio e fim. E espero que FOX, deixe-nos chegar ao fim.

 

A história retrata o que realmente aconteceu com os presos de Alcatraz quando foi fechada em 1963. A história relata que os presos foram transferidos para vários locais e então a prisão foi fechada, mas não foi o que aconteceu na verdade.

 

Em 2012, estes presos começam a retornar do nada, sem explicação, com a mesma fisionomia de 63. Ninguém sabe onde estavam, o que aconteceu, mas eles não são os únicos “imutáveis” na série.

 

Outros personagens, com o decorrer dos episódios, vão se mostrando também “iguais”. O melhor de tudo é a trama bem amarrada. Todo episódio deixa um pequeno gancho para o próximo, mas cada episódio retrata a busca por um preso reaparecido.

 

Vale a pena acompanhar. Ela será série de mid-season, portanto, menor duração na grade e com mais expectativas ao redor.

 

Torço para renovações até finalizar a história. Recomendo!

terça-feira, 6 de março de 2012

SEASON 2011/2012 - Comédias

Esse ano tem sido das comédias. Tem alguns dramas bem bacanas, interessantes, com tramas diferentes do normal, mas as comédias me surpreenderam, mesmo que o pessoal crítico e que “manja” diga o contrário.

 

2 Broke Girls

Duas garotas – uma pobre garçonete hiper pessimista e uma garota rica que perde tudo porque o pai roubava dinheiro da empresa – se encontram de forma inusitada e resolvem montar um negócio de cupcakes. A garota que era rica, Caroline, é muito boa com marketing, números, tem ótima formação e é super popular. Já a outra, Max, tem muitos atributos mas se menospreza demais. Juntas as duas passam por situações que antes não vivenciaram e aprendem a lidar com coisas até então impensadas. Assisti o último episódio que aconteceu e rolei de rir. Recomendada!!!!!

 

I hate my teenage daughter

Essa série mostra a vida de duas mães solteiras que criam duas filhas adolescentes que são hoje o pior pesadelo delas na sua vida de adolescente há anos atrás. Os atores são hilários, muitas vezes a piada não tem tanta graça, mas as caras e bocas repassam melhor as situações.

 

Last Man Standing

Conta a história de um pai que tem três filhas, uma esposa e um neto, filho de uma das filhas solteiras. Esse pai é o Tim Allen, que é fenomenal em nos fazer rir só de olhar pra cara dele. Os episódios são bem elaborados, com poucos intervalos de seriedade, mas as piadas são muito bem escritas, te levando ao riso constante.

 

New Girl

Reflete a mudança na vida de três homens que dão “abrigo” para uma mulher insana, que terminou com seu namorado. Tem muitas piadas engraçadíssimas, mas tem momentos muito sem graça. Os melhores momentos são aqueles non-sense.

 

Suburgatory

Mostra a rotina de um pai e filha que se mudam de New York para o subúrbio. A série não te leva as lágrimas, mas a situação é um tanto bizarra, porque as pessoas na cidade parecem viver num mundo de fantasia, cor de rosa, cheio de purpurina.

Os conflitos de pais e filhos é bem abordado, mas não considero uma comédia de morrer de rir.

 

Up All Night

Mostra o dia-a-dia de um casal com uma bebê (1ºfilho). O marido abandona o emprego para se dedicar a filha e a mulher continua no trabalho. Não tem risadas de fundo que forçam as piadas, mas tem muitas sacadas legais, sobre neuras de pais de primeira viagem.

 

Whitney

Relatos da vida de um casal não – casado e que não tem essa expectativa. Eles vivem como marido e mulher, mas não querem o compromisso de forma assumida. Várias piadas que mostram o dia-a-dia de muitos casais, como a típica mulher que fala muito ou o homem que se importa com detalhes pequenos, mas se tiram seu controle remoto do lugar, ele fica todo nervoso querendo saber quem bagunçou tudo.

Super divertido, além dos casais amigos serem todos repletos de pessoas loucas.

SERIADOS NOVOS

Bom, como não comentei sobre nenhuma das séries novas, vou apenas listar o que me lembro de cabeça que comecei a ver esta season e acertei, porque esse ano acertei 99% das minhas escolhas. Ao menos temporada completa elas ganharam. Das minhas escolhas iniciais, apenas 3 foram canceladas.

 

Segue o que estou assistindo e tentarei fazer um pequeno review:

 

2 Broke Girls

Alcatraz

American Horror Story

Falling Skies

Grimm

Homeland

I hate my teenage daughter

Last Man Standing

Luck

New Girl

Once upon a time

Person of Interest

Prime Suspect

Revenge

Smash

Suburgatory

Switched at Birth

Terra Nova

The Killing

The Secret Circle

Touch

Unforgettable

Up All Night

Whitney

 

Essas são todas as novas da minha lista, sem contar das antigas. Tentarei reproduzir minha opinião sobre cada uma delas, sem detalhar episódios e nada do tipo, até porque não teria tempo para isso.

segunda-feira, 5 de março de 2012

LIVRO: Noites de Tormenta

Nem preciso dizer o quão apaixonante são todas as histórias do Mr. Nicholas Sparks, mas essa eu demorei a ler porque não seguia o padrão de casais novinhos apaixonadas. Eu sei, puro preconceito. Mas ao começar a ler, notei que o ritmo estava diferente dos habituais romances.

 

Primeiro, porque a história se passa com pessoas já vividas, onde a vida chega no ponto de não saber se há algo além do que já foi vivido e nesse ponto ele surpreende.

Eu confesso que chorei muito ao terminar o livro, até porque não assisti o filme antes, então não sabia como terminaria. Mas é um livro que nos faz pensar: isso pode acontecer a qualquer pessoa, não importa a idade.

 

O amor é uma grande surpresa quando chega sem avisar. E a felicidade gerada mesmo que por pouco tempo não deixa de ser menos memorável.

 

Recomendo o livro sem restrições: desde aqueles casais novos e completamente apaixonados, até aqueles que já viveram muito.

 

LIVRO: CREPÚSCULO - GRAPHIC NOVEL

Gente, sou fã assumida da Saga Twilight e comprei o graphic novel. Eu não gosto de mangá e ele tem esse perfil. Mas as imagens são lindas.

 

Adiei a leitura porque o volume 2 não tinha saído por aqui. Esperei, ganhei de Natal e resolvi ler. Juro, li um volume na sexta e o outro no domingo. Um dia por volume.

 

A história está super concisa, mas com vários detalhes que não foram inclusos no filme. As imagens são lindas. Notar sentimentos e reações em expressões desenhadas é fantástico. Para quem não quis ler os livros, façam o favor de ler o graphic.....

 

Vale totalmente a pena.

 

Agora espero os outros livros, que virão lentamente. E Téph, por favor, volte a escrever essa história tão linda!!!!!

LIVROS: SAGA OS IMORTAIS

Pessoal, sei que estou sumida, mas andei lendo muitas coisas esse começo de ano.....

 

Li a Saga Os Imortais completa. História muito boa, casal protagonista meio complexo, mas com muito amor. A história possui vários picos de tensão, tranqüilidade, suspense e muitas vezes acontecem tantas coisas simultaneamente que fica difícil acompanhar.

 

É uma história muito envolvente, repleta de reviravoltas, onde ora você torce por um personagem, ora você torce por outro personagem. O texto é bem redigido, não há muitas lacunas nem pendências.

 

Já comprei um dos livros spinoff, que trata a história da irmãzinha da protagonista, mas como não sei quantos livros serão, vou deixar na espera.

 

Vou tentar com muito afinco voltar a escrever meus comentários sobre os livros. Não faço resenhas ok. Só comentários.

 

Infelizmente não ganho para resenhar e meus livros não são presentes de editoras. É o suado dindin que nunca sobra que os compra.