Vou reproduzir um texto de manifesto da Sweetest Person.
do blog Fiquei super tocada pelo texto porque é pura realidade
"
Até não muito tempo atrás, quando comprava alguma coisa, eu curtia muuuuito essa coisa. Um sapato, por exemplo, era o meu queridinho durante meses a fio. Uma maquiagem virava minha menina dos olhos durante um ano. Ou mais. Aí, veio essa explosão louca de informação em quantidades inimagináveis, e sinto que as coisas perderam um pouco da graça que tinham. Não, o mundo não vai mudar. Mas que perdeu a graça, perdeu. Agora é tudo tooooo fast, coleção atrás de coleção, não dá tempo nem de saber se você gosta ou não gosta de alguma tendência. Não dá tempo de se apaixonar por uma roupa, nem de namorar uma bolsa. Você pisca e já são mais 300 modelos diferentes. Não dá tempo de ir na manicure e curtir seu esmalte durante uma semana – em 1 semaninha lançam umas 40 cores novas e fico me coçando pra trocar logo a que coloquei. Ando com dificuldade de acompanhar isso. Quando chega época de liquidação (tipo agora), o que está com desconto parece ter sido feito há 2 anos – sendo que era mega novidade há 2 meses. Isso me dá um nó na cabeça. ’Antigamente’, escolhíamos as coisas baseando-nos em nosso gosto pessoal. Não porque uma celebridade usou, porque uma jornalista citou, porque um blog mostrou. Era uma questão íntima. O sapato tinha a ver comigo. O vestido era a minha cara. O batom gritava meu nome. Não tinha mensagem subliminar alheia envolvida. Agora, tudo se resume a tendências e a quem está usando. Ok, ninguém precisa levar em conta se não quiser, mas por acaso é possível não se deixar influenciar neeem um pouquinho?? Difícil.
É nisso que dá ter acesso a tanta informação online. Quando a internet era só o chat do Terra, o mIRC e meia dúzia de notícias, não tínhamos esse tipo de problema – e ninguém saía comprando 15 revistas por mês pra ler o que cada uma delas dizia!! Agora, nem lendo 50 sites por dia ficamos satisfeitos…
Manifesto pela volta do prazer de namorar um objeto, comprá-lo e depois curti-lo durante um longo período de tempo. Sem pressa!!! Acho que desacelerar um pouquinho seria uma ótima idéia."